Escolha sua rota,
ajuste o rumo e decole

Foi divulgada, neste domingo, 20 de outubro, a edição de 2024 do Ranking Universitário Folha (RUF). Na avaliação, a PUC Minas se destaca nos indicadores Empregabilidade (4ª posição), Inovação (23ª posição) e Ensino (62ª posição).

A PUC Minas ocupa a 63ª posição geral no cenário nacional. Nos indicadores Pesquisa e Internacionalização, a Universidade ocupa as 108ª e a 124ª posições respectivamente.

Já entre as 21 IES mineiras avaliadas, a PUC Minas lidera a lista das universidades privadas. Neste ano, a avaliação considerou 203 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, com base nos indicadores: qualidade de ensino; pesquisa científica; mercado de trabalho; inovação e internacionalização. Além da classificação geral, o RUF também ranqueia 40 carreiras (os cursos de graduação) ofertados pelas instituições.

Classificação dos cursos

Considerando as universidades públicas e privadas do Brasil, o Curso de Relações Internacionais subiu uma posição em relação à última avaliação e ocupa agora a sexta posição. Na avaliação entre as instituições de ensino superior particulares, o Curso permanece na 2ª posição do Brasil. Em Minas Gerais, o Curso também está em segundo lugar na classificação geral e lidera entre as IES privadas.

Também se destacam no ranking nacional os cursos de: Arquitetura e Urbanismo (14º), Biomedicina (26º), Ciência da Computação (22º), Ciências Sociais (26º), Comunicação – Cinema e Audiovisual, Jornalismo e Relações Públicas (24º), Comunicação – Publicidade e Propaganda (13º), Engenharia de Controle e Automação (14º), Fisioterapia (22º), Letras (24º), Medicina Veterinária (22º) e Psicologia (26º). Confira, aqui, todos os cursos avaliados.

Mercado de trabalho

Os cursos da PUC Minas também se destacam nacionalmente no indicador Avaliação do Mercado do ranking, calculado pela menção das instituições nos questionários com empregadores e professores feitos pelo Datafolha nas últimas três avaliações.

Os Cursos de Relações Internacionais, de Engenharia de Controle e Automação e de Serviço Social estão em primeiro lugar, entre públicas e privadas em todo país, na avaliação do mercado.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo é o segundo melhor do país neste quesito, ao lado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da PUC Paraná e da Unip. Também ocupam a segunda posição os Cursos de Computação, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Já os Cursos de Administração, Biologia, Biomedicina, Comunicação, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia Química, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Comunicação – Publicidade e Propaganda e Psicologia estão na terceira posição considerando suas notas neste indicador.

Destaques no estado

Entre as IES privadas regionais, se posicionam em 1º lugar: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Comunicação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social. Em 2º lugar estão os Cursos de Biomedicina, Engenharia Química, Matemática e Nutrição. O Curso de Engenharia Civil está posicionado em 4º lugar.  Em 6ª posição, estão os Cursos de Farmácia e Medicina.

Cenário nacional das IES particulares

Entre as universidades particulares de todo o Brasil, os Cursos de Geografia, Biomedicina, Medicina Veterinária e Relações Internacionais se destacam em 2º lugar.

Na terceira posição, está o Curso de Psicologia. Na quarta, os Cursos de Engenharia de Controle e Automação, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Fisioterapia. Entre os cinco melhores do país, estão os Cursos de Biologia, Engenharia Mecânica, Letras, Odontologia e Psicologia.  O Curso de Educação Física está no 6º lugar junto com o Curso de Enfermagem e o Curso de Comunicação – Publicidade e Propaganda. O Curso de Ciências Contábeis é o 7º junto com os Cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia. O oitavo lugar ficou com o Curso de Comunicação – Cinema e Audiovisual e Jornalismo e o Curso de Física. Em 9º lugar, o Curso Direito. Em 10º, o Curso de Economia. Em 12º, os Curso de Engenharia Química, História e Matemática. Em 14º, o Curso de Serviço Social.

Classificação geral entre públicas e privadas no Estado

Entre as universidades públicas e privadas de Minas Gerais, classificam-se em 2º lugar os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Letras, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Em terceira posição estão: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Economia, Engenharia de Controle e Automação, Geografia e Pedagogia. Já os Cursos de Direito, Odontologia, Psicologia e Serviço Social classificaram-se na 4ª posição. Na 5ª posição estão os Cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária. Em 6º, o Curso de História. Em 7º lugar, está o Curso de Engenharia Química. Na oitava posição, está o Curso de Engenharia Elétrica. Em nono lugar, os Cursos de Física e Matemática. Em 10º lugar, estão os Cursos de Biologia e Nutrição.

Metodologia

Produzido pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012, o ranking das universidades é baseado em dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião do Datafolha e composto por cinco indicadores, cada um com seu respectivo peso: Pesquisa (42%), Ensino (32%), Mercado (18%), Internacionalização (4%) e Inovação (4%).

Já para a classificação dos cursos, são considerados os critérios: Avaliação do Mercado, Qualidade de ensino, Doutorado e Mestrado, Nota dos concluintes, Professores com dedicação integral e parcial e Avaliação dos docentes, cada um com seu respectivo peso.

Acesse, neste link, a plataforma do RUF 2024.